segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A mulher e a publicidade

A sociedade mudou, felizmente, e muito já evolui na questão da mulher. Porém, pensa só, a lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006, é muito recente, um reflexo de que as mudanças ainda são lentas. 

E a lei é cultural, por isso reflete o que a sociedade na qual está inserida aceita ou não. Da mesma maneira funciona a publicidade, o que faz muitas vezes com que os comerciais antigos se tornem "politicamente incorretos" para a sociedade atual. 

Separei algumas publicidades que retratam a mulher, ontem e hoje e tenho certeza que o homem mais machista do século XXI vai achar um absurdo muito do que está postado abaixo. Por isso nunca devemos deixar de refletir sobre o que consumimos hoje, afinal, sempre é preciso mudar e evoluir.  

Vamos começar de leve, com a mulher preparada para o casamento a qualquer custo.  





Mais uma dos casamentos perfeitos. Afinal, mulher ficar pra titia não dá!



O chocante deste abaixo é não ser publicidade, mas uma matéria jornalística. Parafraseando o autor: "Não há dúvida de que é mais agradável ao motorista [a frentista de sainha]".




Olha só! Uma evolução! Aqui você mulher já é capaz, e como diz o próprio anúncio, "não tenha nenhum complexo diante dos homens"
 

Acho que não é preciso dizer muito a respeito desta, não é?




Mas não é um mimo está daqui? Ainda bem que nos anos 80 não havia lei Maria da Penha!



É só uma piadinha, não?


Exagero? Dá uma olhadinha no subtexto deste comercial produzido recentemente pela TCM, em pleno século XXI


E para encerrar, a namoradinha do Brasil, Regina Duarte, aprendendo a dirigir um VW. Porque os homem já sabem dirigir de berço, não?







Nenhum comentário:

Postar um comentário