quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

De Malu a Mulan

A cena mais linda de Mulan: quando corta o cabelo e vai para a guerra, salvando seu pai, o Imperador e China 


Li há tempos um texto que falava sobre o poder da mulher de cabelo curto. Acho que foi no Papo de Homem, mas não tenho certeza, só achei curioso entre as banalidades do Facebook e parei para ler. Achei incrível e pensei comigo: "Vou cortar o meu cabelo bem curto".

Afirmação essa que eu carrego há cerca de 5 anos. Sempre digo que vou cortar o meu cabelo bem curto, até cogito raspar. Mas sempre me falta a coragem para fazê-lo. É só cabelo, eu sei. Ele cresce (o meu bem rápido ainda por cima). Mas ainda não consegui cortar curto. Tal comportamento pode ser chamado de Síndrome de Malu Mader. Ao que consta, parece que Dona Malu tem problemas em cortar o cabelo. Assim como eu e grande parte da população.

Eu não quero viver uma vida presa ao meu cabelo. Soube hoje, por meio de um amigo, que o Graacc recebe doações de cabelo. A ação é para ajudar crianças com câncer infantil, muitas delas carecas por conta do tratamento. Não vou à Guerra enfrentar hunos no lugar do meu pai como a Mulan foi, mas cortarei as madeixas pra ajudar alguém.

Quem já perdeu alguém para o câncer sabe o quanto essa doença é maligna. Não somente o paciente, mas todos acabam adoecendo. Eu já perdi um amigo para o câncer. O vi careca, sem sobrancelhas, magro e amarelado. O que eu nunca vi foi ele reclamando de algo - mesmo com toda a dor que sentia.

Por isso, além de curar minha Síndrome, irei ajudar alguém. Quero que o meu cabelo - que tanto me irrita em ralos, pias e escovas - sirva para trazer um pouco de alegria a uma criança. Porque ninguém deveria sofrer com isso, tão pouco uma criança.

Para saber mais sobre o Graacc e suas ações, é só ir no site. Descobri também A Rapunzel Solidária, que tem a mesma proposta e ainda por cima, convênio com salões de cabeleireiros. Fica a dica Malu!

Nota: meu amigo Guilherme não morreu em vão. Seu pai, Wiliam Miguel criou um Instituto que ajuda pessoas com câncer também. O que prova que a luta dele permanece. Para saber mais, confira no Instituto Força Gui.

Confira o vídeo da Mulan Contemporânea:

Nenhum comentário:

Postar um comentário